top of page
  • Foto do escritorNeoElectric

Sistema de energia solar off grid: saiba quando e como implementar esta tecnologia

Atualizado: 25 de out. de 2022

Entenda como o sistema off grid funciona e saiba se este tipo de tecnologia de geração de energia solar é adequado para você


Casa em zona rural, com placas solares à esquerda e uma caminhonete à esquerda. Saiba mais sobre sistemas off grid de energia solar no site da NeoElectric

O sistema de energia solar off grid, também chamado de sistema isolado ou autônomo, é uma excelente alternativa para quem não tem acesso a uma infraestrutura elétrica e quer gerar sua própria energia.


Saiba como funciona o sistema off grid, quais são suas principais vantagens e desvantagens e se esta tecnologia vale a pena para sua propriedade:


O que é sistema off grid?


O sistema off grid é uma modalidade de geração de energia solar que utiliza um conjunto de equipamentos, como painéis solares, inversores solares e baterias, para captar e transformar a luz do sol em energia elétrica.


A principal característica do off grid é sua autonomia: esse sistema não é conectado à nenhuma rede elétrica, como as redes de transmissão e distribuição das concessionárias de energia. Ele se autoalimenta através das baterias.


Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: as placas captam a radiação solar e geram uma corrente contínua; em seguida, os inversores a transformam em corrente alternada, o tipo que pode ser usada por nossos aparelhos; a energia que não for usada imediatamente fica armazenada no banco de baterias a fim de ser acionada quando necessário. Isso inclui o período da noite, quando não há produção de energia solar, por exemplo.


As baterias também garantem o bom funcionamento do sistema em dias nublados, com pouca incidência de luz solar. Dada a sua importância, é extremamente necessário dimensionar este banco de baterias corretamente, de acordo com as características do clima local e da sua demanda de energia, a fim de que nunca falte luz.

Infográfico que mostra os principais componentes de um sistema off grid: placas solares, banco de baterias e inversor, além de um gerador opcional. Fonte: NeoElectric

Sistema on grid x sistema off grid


Além do sistema off grid, existe também o sistema on grid de energia solar. Ambos funcionam da mesma maneira, levando placas e inversores solares. A diferença é que o sistema on grid não leva baterias.


Isso porque, na modalidade on grid, você continua conectado à concessionária que atende a sua região, como a Enel em São Paulo ou a Cemig em Minas Gerais. Ao usar a infraestrutura da distribuidora, você não precisa armazenar a energia gerada pelas placas – ela é injetada na rede, e você ganha créditos equivalentes que podem ser descontados de sua conta de luz. Se você gerar o suficiente para cobrir todo o seu consumo mensal, pode quase zerar sua conta.


Qual a melhor opção: on ou off grid?


Os primeiros sistemas de energia solar fotovoltaica usavam bancos de baterias, ou seja, eram off grid. A ideia do sistema on grid surgiu mais tarde, justamente para eliminar esse componente caro e pouco durável: enquanto as placas podem funcionar por mais de 25 anos, as baterias têm uma vida útil de cerca de 7 a 15 anos.


De forma geral, o sistema off grid tem um custo mais elevado e uma eficiência energética menor quando comparado ao on grid. Também é menos sustentável, por ser dependente de baterias: elas são feitas de materiais que poluem muito, como o chumbo e o lítio.


Economicamente falando, continuar conectado à distribuidora é mais vantajoso, especialmente porque a tecnologia on grid tem se tornado cada vez mais acessível, ao mesmo tempo em que as instituições financeiras têm criado boas linhas de crédito para facilitar a aquisição de sistemas de energia solar.


Então, quando a energia solar off grid compensa?


O sistema off grid é uma opção mais adequada caso você more em um local remoto sem acesso à energia elétrica, especialmente ilhas ou propriedades rurais. Neste caso, o uso de baterias é mais fácil e barato se comparado com ter que construir toda uma infraestrutura de transmissão e distribuição de energia. Além, é claro, do benefício indescritível que é oferecer energia elétrica a uma região previamente sem este abastecimento.


É importante observar que o sistema off grid geralmente só permite a alimentação de aparelhos como lâmpadas, rádios, TVs, ventiladores e geladeiras, ou seja, de pequeno porte. Ele não suporta o uso de equipamentos que exijam muita potência, como chuveiros elétricos, ferros de passar roupa, ar-condicionado.


A instalação deste tipo de sistema ainda não é indicada para aplicações de grande porte, por não ser atrativa financeiramente e carecer de melhorias na questão do armazenamento de energia. O banco de baterias, por exemplo, não pode ser colocado em qualquer lugar e deve, de preferência, ficar longe do alcance de qualquer pessoa que não saiba gerenciá-lo.


Por esses e outros motivos, o sistema off grid pode nunca se pagar. O retorno do investimento é ruim devido as trocas constantes de baterias, alterações na rede elétrica etc. Projetos maiores se tornam viáveis apenas em conjunto com outras fontes, como geradores a diesel.


É preciso homologar sistemas de energia solar off grid?


Não. A homologação é uma etapa obrigatória apenas do sistema on grid, porque o usuário continua conectado à rede de uma distribuidora. Essa documentação serve para informar à concessionária de que o seu sistema existe. Com a aprovação do projeto, é possível injetar a energia excedente gerada por seu sistema na rede, e ganhar créditos por isso.



Quanto custa um sistema de energia solar off grid?


O investimento em um sistema off grid é maior quanto mais potência você deseja gerar. Por isso, ele costuma ser projetado para ser aproveitado apenas por alguns aparelhos que gastam menos energia, conforme explicado acima.



Outros fatores também precisam ser levados em consideração, como o local da instalação e os fabricantes escolhidos – existem placas e inversores de diferentes materiais, qualidades e preços.


Em média, você pode gastar cerca de R$ 15 a 20 mil para gerar até 10.000 W/h por dia. Com o mesmo investimento, você pode produzir muito mais energia em uma modalidade on grid, de forma que essa é uma solução mais adequada se você tem acesso à uma rede elétrica.

Precisa de ajuda para projetar e instalar um sistema de energia solar? Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo e ajudá-lo a encontrar a solução com o melhor custo-benefício para sua demanda.

811 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
neoelectric_icone_05.png
bottom of page