top of page
  • Foto do escritorNeoElectric

Energia solar em condomínios: como funciona e onde instalar

Atualizado: 25 de out. de 2022

Entenda como funciona a energia solar em condomínios, quais são os principais modelos de contratação e onde instalar o seu sistema fotovoltaico


Prédio com placas solares na fachada. Saiba mais sobre energia solar para apartamentos em NeoElectric
Prédio com placas solares na fachada. Essa é uma das configurações possíveis para ter energia solar em apartamentos, mas não é a mais recomendada no Brasil.

Se você mora em um apartamento e está se perguntando se pode ter energia solar, a resposta é sim. A instalação pode ser feita tanto em áreas privativas quanto comuns, para uso individual ou coletivo.


Geralmente, a energia solar vale mais a pena quando é projetada para uso pelo condomínio como um todo. Ela pode ser usada para abater o valor de taxas condominiais, bem como pode ser distribuída para as diversas unidades, levando à economia nas contas de luz individuais.


Saiba como funciona a energia solar em condomínios, quais são os principais modelos de contratação, onde instalar o seu sistema e quais são os maiores benefícios:


Energia solar para condomínio: como funciona


O sistema de energia solar instalado em prédios e apartamentos é geralmente do tipo on grid. Ele funciona para quem já possui acesso à energia elétrica através de uma distribuidora, como a Enel em São Paulo ou a Cemig em Minas Gerais.


A ideia é instalar placas solares para gerar energia para consumo próprio, mas usar a infraestrutura da rede que abastece a sua região para distribuir essa energia. Isso evita gastos altos com equipamentos como baterias, responsáveis por armazenar a energia solar gerada para ser usada em períodos nos quais não há produção, como durante a noite.

Já no sistema on grid, não é necessário armazená-la. A energia produzida pelas placas é enviada para a rede elétrica convencional da concessionária, enquanto você acumula créditos equivalentes na sua conta, que podem ser utilizados em até 5 anos.


Essa modalidade de geração de energia é chamada de “geração distribuída” e é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela Lei 14.300. Ao adotá-la, você pode produzir energia suficiente para seu consumo e economizar até 95% na conta - só precisa pagar a taxa mínima de conexão à rede, além de eventuais taxas de iluminação pública.


Como ter energia solar em seu prédio


O processo para instalar um sistema de energia solar fotovoltaica começa com um projeto técnico. Esse projeto deve ser feito por profissionais competentes, com ART (anotação de responsabilidade técnica), a fim de que seja corretamente dimensionado.


Com essa documentação, é possível homologar o sistema junto à concessionária e seguir com a sua instalação. Se a vistoria for aprovada, você passa a economizar com os créditos na conta.


No caso específico dos condomínios, há uma etapa a mais: se o sistema for destinado a uso coletivo, antes da instalação e homologação, é necessário que o projeto seja aprovado em votação em assembleia pela maioria simples dos presentes. Por ser uma benfeitoria que gera economia e contribui para o meio ambiente, um quórum mais rígido é dispensado.


Mas e se você quiser ter energia solar exclusivamente para o seu apartamento? Isso é possível, embora nem sempre valha a pena – isso vai depender do local onde você quer ou pode instalar as placas solares.


Se você quer usar uma área comum (o telhado ou a fachada do prédio, por exemplo), precisa obter aprovação condominial. Já se quiser usar uma área privativa, como uma sacada, cobertura ou um quintal, deve antes se certificar junto a especialistas de que o espaço recebe luz suficiente para gerar a energia que você deseja.



Modelos de contratação


No que diz respeito à energia solar para apartamentos, três modelos de negócios são mais comuns:


Condomínio solar


Nesse modelo, indivíduos de condomínios residenciais ou comerciais com múltiplas unidades consumidoras podem se unir para comprar e instalar um sistema de energia solar fotovoltaica e usar a energia gerada para abater do consumo total de cada unidade, ou da área comum do empreendimento.


O último caso é o mais comum. Se os créditos não forem usados para diminuir os gastos com energia das áreas comuns (como estacionamento, portaria, salões de festa, academias, piscinas, parquinhos), são normalmente distribuídos igualmente entre os apartamentos.


Geração compartilhada


Na geração compartilhada, uma modalidade também on grid, o sistema de energia solar pode ser instalado em qualquer local (fora do condomínio, por exemplo) e gerar créditos que podem ser utilizados por um ou mais consumidores com CPFs ou CNPJs diferentes, todos dentro da mesma área de concessão.


Autoconsumo remoto


Essa é uma opção para quem quer usufruir de energia solar em seu apartamento, mas não tem espaço para instalar o sistema. Nesse modelo, ele pode ser instalado em outra propriedade (como uma casa ou fazenda), e os créditos gerados podem ser usados para abater também o consumo de seu apartamento. Mas isso só é possível se ambas as contas de luz forem da mesma titularidade e ficarem na mesma área de concessão da distribuidora.



Onde instalar o sistema de energia solar?


A melhor localização é sempre o telhado ou laje do prédio, uma área geralmente ampla que recebe bastante luz solar. No entanto, existem outras opções que podem ser utilizadas quando há viabilidade, sempre aliadas a um projeto arquitetônico específico.


Sacada


Sistemas de energia solar podem ser instalados em varandas ou sacadas, mas o espaço precisa ser grande o suficiente para comportar uma ou mais placas. Como as varandas costumam ter muita sombra, é necessário ainda avaliar se a quantidade de incidência solar é suficiente para gerar a energia desejada.


Esse tipo de instalação é mais comum em países cujo sol passa mais tempo batendo lateralmente nas casas, como na Europa. No Brasil, ele fica no meio do céu por grande parte do dia, o que chamamos de “sol em pico”. Por isso, o telhado é uma opção mais recomendada.

Placas solares na janela de um prédio de apartamento. Fonte: NeoElectric

Fachada


É possível instalar placas solares nas paredes, ou seja, na fachada do prédio. Mas, da mesma forma que ocorre com as sacadas, a captação solar será no geral mais baixa. Além disso, devido à dificuldade de instalação, tem um custo mais elevado e é uma obra que exige aprovação em assembleia.


Provavelmente, não terá um bom custo-benefício a menos que o local seja totalmente livre de sombras e tenha uma boa incidência solar.


Telhados e coberturas


Idealmente, o sistema deve ser instalado em telhados, lajes e coberturas, onde há provavelmente a maior quantidade de luz solar. Um bom projeto certamente conseguirá gerar energia suficiente para zerar a conta de luz das áreas comuns, por exemplo.


Térreo


Além do próprio edifício, é possível usar algum local do térreo, como uma parte do estacionamento ou outra área comum, para instalar as placas solares. É preciso apenas escolher com cuidado uma região livre de sombras. Vale notar que sistemas fixados no chão, ao invés de no telhado, costumam ser um pouco mais caros (as estruturas de instalação levam mais material).


Se você possui uma área privativa no térreo de um apartamento onde haja espaço e luz solar suficiente, também pode aproveitá-la para instalar uma placa.

Condomínio com placas solares instaladas nos telhados dos prédios. Fonte: NeoElectric

Vantagens da energia solar para apartamentos e condomínios


O principal benefício da energia solar é, claro, a economia financeira. Com a instalação de um sistema fotovoltaico, é possível reduzir sua conta de luz em até 95%.


Esse desconto pode ser aproveitado por décadas, uma vez que as placas solares duram cerca de 25 anos - uma benfeitora duradoura com ótimo custo-benefício. O retorno do investimento é de geralmente 2 a 5 anos.


Outras vantagens da energia solar são mais sustentabilidade, valorização do imóvel, baixa necessidade de manutenção e possibilidade de escalonamento do sistema.

Quer saber mais sobre energia solar para apartamentos ou condomínios? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a economizar com qualidade e sustentabilidade.


1.268 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
neoelectric_icone_05.png
bottom of page