top of page
  • Foto do escritorNeoElectric

Conheça os principais riscos devido a erros de instalação do sistema fotovoltaico

Sistemas fotovoltaicos são bastante seguros, mas erros de instalação podem gerar riscos potencialmente fatais. Saiba quais são os perigos mais comuns da energia solar e suas medidas de controle


Placas solares danificadas após uma falha de arco elétrico que causou incêndio. Saiba mais sobre os riscos da energia solar no site da NeoElectric

Sistemas de energia solar são bastante seguros. Isso não significa que não contenham nenhum risco: é preciso que sejam bem instalados e mantidos para evitar perigos como choques, incêndios e perda de eficiência e garantia.


Dentre as principais falhas internas de sistemas fotovoltaicos – ou seja, aquelas que não são causadas por eventos externos, como raios -, 51% ocorrem devido a erros de instalação.


Embora não sejam falhas muito frequentes, é essencial contar com ajuda profissional na hora de dimensionar e preparar o seu sistema a fim de evitá-las ao máximo.


Saiba quais são os riscos mais comuns da energia solar e suas medidas de controle mais eficazes:


Por que não instalar seu sistema fotovoltaico sozinho?


Antes de falarmos sobre os riscos mais comuns, vale um alerta: mesmo que você tenha conhecimento em elétrica, instalar um sistema solar fotovoltaico sozinho nunca é recomendado.


Os profissionais deste setor usam ferramentas específicas e realizam testes e cálculos precisos para garantir segurança e qualidade. Financeiramente, não vale a pena tentar adquirir equipamentos somente para isso. E improvisar pode lhe custar ainda mais caro: de danos irreversíveis aos equipamentos até acidentes graves.


Infelizmente, se as placas solares forem mal instaladas e/ou acabarem danificadas, elas não simplesmente param de funcionar. Muitas vezes, continuam produzindo corrente elétrica e tensões perigosas e podem gerar riscos fatais se expostas a chuvas e ventos fortes.


Riscos decorrentes de danos ou má instalação do sistema fotovoltaico


Alguns dos principais perigos decorrentes de danos ou má instalação do sistema solar fotovoltaico são:


Choques elétricos


A eletrocussão pode ser causada por uma série de fatores, especialmente curtos-circuitos resultantes da corrosão de cabos ou conexões, fiação solta e aterramento inadequado.


Dependendo da corrente elétrica no momento do choque, ele pode causar queimaduras sérias, o bloqueio de músculos (que façam com que a pessoa se jogue ou caia do alto de um telhado, por exemplo) e até parada cardíaca.


Acidentes por quedas


Uma vez que as placas solares são normalmente instaladas em telhados ou locais altos, essa etapa exige treinamento específico e cumprimento à norma NR35 do Ministério do Trabalho, que fala sobre Trabalho em Altura.


Você não deve ignorar esse risco: já ter subido no telhado é diferente de trabalhar instalando placas solares nas alturas. Pode não parecer, mas fazer isso sem ter habilitação e sem a experiência necessária é uma combinação muito perigosa.


Acidentes por danos ao telhado


Você sabia que seu telhado pode não suportar o peso da estrutura das placas solares? Esse cálculo – de qual estrutura de fixação usar e de como instalá-la no seu tipo de telhado – deve ser feito por uma equipe profissional após um laudo técnico das condições estruturais de seu estabelecimento.


Imagina se o telhado desaba? Além de perder os equipamentos, você danifica o seu estabelecimento e causa riscos a qualquer pessoa que estiver no local.


Usar uma estrutura de fixação leve, normalmente de baixa qualidade, não é solução, apenas um problema diferente: se ventar forte, as placas podem se soltar e cair do telhado, causando novos riscos de acidentes potencialmente graves.


Arcos elétricos


Arcos elétricos são descargas de alta potência entre dois ou mais condutores. Esses arcos “estragam” o isolamento do fio, geram faíscas e provocam incêndios.


O arco elétrico é provavelmente o maior perigo que os sistemas fotovoltaicos estão sujeitos. Ele é normalmente causado por uma interrupção na continuidade de um condutor, por uma corrente não intencional entre dois condutores ou por uma falha de aterramento.


Outros fatores que podem criar arcos elétricos são erros de dimensionamento dos componentes elétricos, conexões feitas sem precisão e danos causados por fatores como chuvas de granizo, curtos-circuitos, degradação pelo tempo ou pela ação de animais como pássaros e roedores.


Sistemas de grande escala com níveis médios e altos de tensão (acima de 400V) são ainda suscetíveis a arcos voltaicos, uma espécie de “explosão” gerada por falhas de arcos elétricos.


Quando um arco elétrico surge, pode viajar através da estrutura do sistema, de telhados metálicos e de calhas. Esse tipo de incêndio é diferente de um iniciado por combustão e não pode ser apagado por um extintor; controlá-lo é uma tarefa bastante difícil.


Explosão de baterias de sistema off grid


No caso de sistemas off grid, que funcionam com baterias para armazenamento da energia gerada, existem cuidados adicionais a serem tomados. Por exemplo, elas não podem ficar expostas ao sol ou a calor extremo, e precisam ser ventiladas. O banco de baterias deve ficar em um local apropriado destinado somente a ele para evitar risco de explosão.


Algumas medidas eficazes de controle


Algumas medidas parecem boas, mas não surtem o efeito desejado. Por exemplo, funções de desligamento em inversores tradicionais apenas interrompem o fluxo de corrente, enquanto a tensão pode permanecer perigosamente alta.


Chaves seccionadoras ou interruptores automáticos de corrente contínua não podem desconectar a alta tensão dos módulos. Geralmente, essas ações não evitam que as placas e seus cabos permaneçam energizados.


A medida de controle mais eficaz é ter um sistema de desligamento rápido, uma forma de interromper cadeias durante um curto-circuito ou queda de energia.


No caso dos arcos elétricos, como eles podem não ser fortes o suficiente para acionar um interruptor de circuito de falha de aterramento, é preciso instalar também um interruptor de falha de arco (AFCI) ou um disjuntor AFCI, a fim de reduzir as chances de um incêndio.


Esse sistema de proteção deve ser capaz de detectar falhas resultantes de continuidade pretendida de condutor, módulo de conexão ou outro componente nos circuitos de corrente contínua.


Já para reduzir o potencial de arco voltaico, os sistemas de grande escala podem usar inversores de cadeia que conectem cadeias em paralelo, em vez de usar um ou dois grandes inversores centrais, além de um quadro de distribuição resistente a arco, todos fatores que podem atenuar esse risco.


Como evitar os riscos e ter um sistema fotovoltaico seguro


Por todos os motivos listados aqui, o ideal é fazer o projeto e a instalação com uma empresa confiável, respaldada por profissionais com ART e conhecimento do setor.



Muitos fornecedores de placas solares exigem que a instalação seja feita por um especialista, ou a garantia do equipamento é perdida. A maioria das linhas de financiamento para energia solar também requer que o projeto e a instalação sejam profissionais.


Tomar essa responsabilidade para si pode levar a grandes prejuízos. Alguns erros podem não ser óbvios de imediato, mas são capazes de comprometer a estrutura com o passar do tempo, causando perda de equipamentos e de garantia, além de riscos potencialmente fatais.

Precisa de ajuda para fazer um projeto e uma instalação profissional de energia solar? Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo a ter um sistema fotovoltaico de qualidade com segurança.

662 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
neoelectric_icone_05.png
bottom of page