Saiba como funciona a geração de energia solar, quais são os tipos mais comuns e como ter essa fonte de energia em sua casa ou empresa
A energia solar é uma fonte de energia renovável que tem se tornado cada vez mais acessível no Brasil devido a seus diversos benefícios, como a sustentabilidade e o grande potencial de economia na conta de luz.
Saiba como funciona a geração de energia solar, quais são os tipos mais comuns e como ter essa fonte de energia em sua casa ou empresa:
Como funciona a energia solar
A energia solar gera calor ou eletricidade através da captação do calor ou da luz do sol. O Brasil, por ser um país ensolarado durante quase o ano todo, é um lugar excelente para a exploração desta fonte de energia.
Para que ela possa ser usada em nossas residências e indústrias, no entanto, é preciso empregar uma das tecnologias disponíveis no mercado, como placas solares, aquecedores solares ou usinas heliotérmicas. Cada um desses métodos converte a energia solar em outra forma de energia que pode ser direcionada aos nossos aparelhos, como a elétrica e a térmica.
Veja mais detalhes sobre os três tipos de energia solar mais comuns abaixo:
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é gerada pela conversão da luz do sol em energia elétrica através de painéis fotovoltaicos, mais conhecidos como placas solares.
A produção funciona da seguinte maneira: as placas captam a luz do sol e geram uma corrente elétrica contínua (CC). Essa corrente passa por um equipamento chamado inversor, que a transforma em corrente alternada (CA) e a direciona para um quadro de luz, onde pode ser utilizada para alimentar qualquer aparelho em um estabelecimento.
Apesar de precisar do sol para gerar energia, os painéis continuam funcionando mesmo quando está nublado. No entanto, a geração de energia é maior quanto mais ensolarado for o dia. Esse é o motivo pelo qual as placas solares costumam ser instaladas em locais altos ou abertos, como telhados - a fim de aproveitar ao máximo a incidência de luz solar.
Tipos de energia fotovoltaica
Existem três tipos de sistema de energia solar fotovoltaica: on grid, off grid e híbrido.
O sistema on grid é o mais comum. Neste tipo, você gera energia através das placas, mas continua ligado à rede da concessionária que abastece a sua região. Ao utilizar essa infraestrutura existente, você não precisa de baterias para armazenar a energia gerada.
Já no sistema off grid, também chamado de sistema isolado ou autônomo, você não fica conectado à nenhuma infraestrutura, de maneira que precisa das baterias – essa é a única forma de ter luz à noite ou em horários nos quais a produção solar for baixa, por exemplo.
Por fim, no modelo híbrido, você continua conectado à rede, mas pode ter também baterias para backup. Essa modalidade, porém, ainda está sendo regulamentada pela legislação brasileira.
O sistema on grid é o mais utilizado porque permite a geração própria de energia sem gastos muito altos com infraestrutura. Infelizmente, as baterias encarecem bastante o sistema fotovoltaico e, portanto, são mais recomendadas para quem tem dificuldade de acesso a concessionárias.
Por outro lado, no on grid, a necessidade de armazenamento é substituída por créditos - você gera energia durante o dia e a “injeta” na rede da concessionária enquanto acumula créditos equivalentes na sua conta, que podem ser utilizados em qualquer momento por até 5 anos (saiba mais sobre o assunto clicando aqui).
Esse sistema de compensação é chamado de “geração distribuída” e é a razão pela qual a economia na conta pode chegar a 95%: uma vez que você pode produzir o suficiente para cobrir todo o seu consumo, só precisa pagar as tarifas mínimas da concessionária.
Energia solar térmica
A energia solar térmica é obtida pela captação do calor do sol através dos aquecedores solares. Ela é geralmente utilizada para o aquecimento da água em casas, prédios, comércios e indústrias.
Uma vez que os banhos quentes e os processos industriais que precisam de vapor são frequentemente responsáveis pelos valores mais altos de uma conta de luz, esse tipo de sistema serve para reduzir esse gasto – em média, é possível economizar até 80% no consumo de energia relativo ao aquecimento da água.
Diferentemente da energia fotovoltaica, os aquecedores não geram eletricidade. Seus painéis, chamados de coletores solares térmicos, contêm fileiras de tubos cheios de água. Ao captar o calor do sol, aquecem o líquido dentro dos tubos e o armazenam em um reservatório térmico até que seja utilizado.
A desvantagem dessa tecnologia é que, em dias pouco ensolarados, provavelmente não haverá calor o suficiente para gerar toda a água quente de que você precisa. Por esse motivo, os aquecedores solares costumam ter um “backup”, como uma resistência elétrica ou uma conexão a um aquecedor a gás, que podem auxiliar na obtenção da temperatura desejada, se necessário.
Para calcular a área dos coletores solares e o tamanho do reservatório, é preciso entender o perfil de consumo de cada casa ou empresa. Por exemplo, quais são os hábitos de banho, se há uma piscina a ser aquecida etc. O reservatório pode ser interno ou externo, mas, dependendo do volume, pode não ter a melhor das aparências.
Outra observação pertinente é que o aquecimento solar é uma instalação hidráulica que exige tubulações especiais resistentes ao calor, revestimentos e talvez outras adequações em infraestrutura – em outras palavras, obras que quebram paredes, tetos e pisos.
Energia solar heliotérmica
A energia solar heliotérmica é obtida através das usinas heliotérmicas, também conhecidas como sistemas termossolares, que absorvem a radiação do sol através de uma série de espelhos ou concentradores. Essa concentração do calor do sol produz um vapor que movimenta turbinas e aciona geradores, produzindo finalmente energia termoelétrica.
Esse processo é similar ao funcionamento de usinas termoelétricas ou nucleares, que também utilizam calor para gerar eletricidade. A diferença é que o calor das usinas heliotérmicas vem somente de raios solares, uma fonte mais sustentável do que as alternativas, como a queima de combustíveis e as reações nucleares.
Por sua complexidade, esse método é utilizado somente em processos industriais. Embora seja uma tecnologia com capacidade de produzir grande quantidade de energia elétrica através uma fonte limpa e renovável, tem um custo de instalação elevado e depende de uma boa incidência solar.
Como escolher e instalar o melhor sistema de energia solar
No caso de casas e comércios, a usina heliotérmica não é realmente uma opção, restando o aquecedor solar ou as placas solares. Para escolher entre uma dessas tecnologias, é interessante analisar sua conta de luz, suas expectativas de economia e até mesmo de segurança.
Por exemplo, instalar painéis fotovoltaicos tem um efeito muito mais abrangente do que instalar um aquecedor solar. Enquanto os aquecedores podem ajudar a reduzir a conta de luz, especialmente nos meses mais frios, com as placas você pode gerar 100% da energia elétrica que consome e quase zerar a conta, além de não ficar mais sujeito a crises, reajustes e variações tarifárias de bandeira.
Para saber se a energia solar fotovoltaica vale a pena para você, é importante consultar uma empresa especializada e fazer um orçamento personalizado, adequado para sua demanda. Assim, você pode considerar o custo total de aquisição do sistema, o prazo de retorno do investimento e as opções de financiamento disponíveis e decidir se faz sentido para você.
E provavelmente fará - embora seja uma alternativa mais cara do que o aquecedor, a placa solar possui uma vida útil de 25 anos, com um retorno do investimento de cerca de 3 a 6 anos. Estamos falando de décadas de economia pela frente, pagando quase nada de conta de luz.
Uma vez que o sistema on grid é o que possui o melhor custo-benefício, ter a ajuda de profissionais experientes se torna ainda mais importante: é necessário ter um projeto com ART para homologar o seu sistema junto à concessionária e começar a economizar na conta.
Precisa de ajuda para ter um sistema de energia solar fotovoltaica de qualidade em sua casa ou empresa? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a economizar até 95% na conta.
LEIA TAMBÉM:
Comments